CONTEXTUALIZAÇÃO
O Inpe é uma unidade de pesquisa integrante da estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) que tem como missão produzir ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre. O Inpe é responsável pela condução do programa de monitoramento ambiental da Amazônia, que produz dados sistemáticos sobre o desmatamento e a degradação florestal na região. Esses dados estão dentre as principais fontes de informação para a tomada de decisão no que se refere às políticas de combate ao desmatamento na Amazônia. Sua divulgação à sociedade teve reconhecida importância na redução do desmatamento ocorrida nos últimos anos no Brasil.
O monitoramento da cobertura florestal da Amazônia por satélites realizado pelo INPE conta com quatro sistemas principais: PRODES, DETER, DEGRAD e DETEX. Esses sistemas são complementares e foram concebidos para atender diferentes objetivos.
Outra contribuição importante do Inpe para a questão da redução do desmatamento e da degradação ambiental foi o projeto TerraClass, realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e financiado com recursos do Banco Mundial e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto teve como objetivo mapear o uso e cobertura da terra das áreas desflorestadas da Amazônia a partir de imagens de satélites, e foi realizado nos anos de 2008 e 2010.
O PROJETO
O projeto “Monitoramento Ambiental por Satélites no Bioma Amazônia” visa apoiar a ampliação e o aprimoramento do monitoramento ambiental por satélites e o desenvolvimento de estudos sobre usos e cobertura da terra, na região Amazônia, realizado pelo Inpe.
Este projeto compreende sete subprojetos: mapeamento do uso e cobertura da terra na Amazônia Legal; aprimoramento do software TerraAmazon; melhoria dos serviços de recepção, distribuição e uso das imagens de sensoriamento remoto do INPE; aprimoramento do monitoramento de focos de queimadas e incêndios florestais; estudo das trajetórias de padrões e processos na caracterização de dinâmicas do desmatamento na Amazônia; disponibilização de ferramentas de modelagem de mudanças de uso da terra; e melhoria dos métodos de estimativa de biomassa e de modelos de estimativa de emissões por mudança de uso da terra.
Os objetivos do projeto e os resultados esperados contribuem para a implementação da estratégia de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) do país, uma vez que possibilitam o aumento do controle do desmatamento e da degradação florestal, através do fortalecimento dos sistemas de monitoramento do Inpe e do aumento do conhecimento sobre sua trajetória e comportamento ao longo do tempo.
LÓGICA DE INTERVENÇÃO
O projeto se insere nas componentes "Monitoramento e Controle" (2) e " Ciência, Inovação e Instrumentos Econômicos" (4) do Quadro Lógico do Fundo Amazônia.
Clique na imagem abaixo para visualizar sua árvore de objetivos, ou seja, como se encadeiam os produtos e serviços do projeto com os objetivos específicos e os seus objetivos gerais.
