Projeto selecionado no âmbito da Chamada Pública "Amazônia na Escola"
CONTEXTUALIZAÇÃO
O estado do Amapá apresenta grande cobertura florestal e baixa densidade urbana, com 73% de seu território protegido por Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Apesar disso, enfrenta sérios problemas de infraestrutura, como falta de saneamento, energia elétrica precária e dificuldades logísticas. A agricultura familiar é predominante, mas com baixa assistência técnica, infraestrutura insuficiente e limitada participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As escolas públicas enfrentam dificuldades para armazenar, preparar e oferecer alimentação escolar saudável e de qualidade.
O PROJETO
O projeto Caminhos de Sabores e Saberes Chamada prevê uma atuação integrada, conectando a oferta de produtos da agricultura familiar à demanda das redes públicas de ensino em sete municípios do Amapá (Calçoene, Itaubal, Macapá, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Santana).
Na parte de produção de alimentos, irá beneficiar um conjunto de 17 organizações de base de agricultores familiares, quilombolas, agroextrativistas, extrativistas e povos indígenas nos municípios atendidos, envolvendo um total de 1.647 associados e associadas.
Na parte da rede que será atendida por esta produção em sua merenda escolar, o projeto tem expectativa de beneficiar 39 escolas municipais, com 9.577 alunos, além de 25 escolas estaduais, com 10.351 alunos, totalizando 64 unidades escolares e 19.928 alunos beneficiários nos sete municípios participantes.
LÓGICA DE INTERVENÇÃO
O projeto se insere na componente "Produção Sustentável" (1) do Quadro Lógico do Fundo Amazônia, contribuindo para o efeito direto de ampliar a produção de base sustentável por agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, garantindo abastecimento para a alimentação escolar e promovendo conservação ambiental, geração de renda e melhoria da qualidade de vida.